Os profissionais e estagiários do primeiro atendimento cível e do núcleo de acompanhamento da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte (DPE/RN) participaram, nesta sexta-feira (05), do primeiro dia do Curso de Capacitação. Durante o dia, o atendimento ao público foi suspenso. A programação será distribuída ao longo das próximas semanas para não prejudicar a população.
A capacitação dos profissionais tem como objetivo melhorar a qualidade da acolhida e garantir o máximo de informações possível para os possíveis processos. Para tanto, o curso conta com palestras dos defensores públicos sobre os mais variados temas que envolvem o trabalho dos profissionais que fazem o primeiro atendimento. “Nós recebemos aqui as pessoas em seus momentos mais vulneráveis. Estamos falando de uma população de risco e que muitas vezes não entende nem mesmo quais são os seus direitos. Então, é de suma importância que se tenha sensibilidade e conhecimento para fazer essa recepção de forma adequada”, explicou a defensora Gabrielle Carvalho.
Em sua palestra, a defensora Gabrielle Carvalho abordou o tema “Sistema Único da Assistência Social”. Também foram abordados os temas: o “Perfil sócio econômico e controle defensorial – Rotinas do atendimento ao público”, com a defensora pública Cláudia Carvalho Queiroz, e “A importância do acolhimento multidisciplinar e humanização do atendimento ao público”, com a defensora pública Anna Karina Freitas.