A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) abriu as inscrições para o “Minicurso: mediação e justiça restaurativa”. A capacitação irá acontecer nos dias 09 e 10 de maio, no hotel Holiday Inn Natal, e faz parte da programação da Semana do Defensor Público 2019. As inscrições podem ser feitas AQUI. (As vagas foram preenchidas às 14h do sábado, 04 de maio)
O minicurso é destinado a defensores (a), servidores (a) e estagiários (a) da instituição e é fruto de uma parceria entre a DPE/RN, a Associação de Defensores Públicos do Rio Grande do Norte (Adeprn) e Comunidade de Especialistas de Métodos Alternativos de Solução de Conflitos e Justiça Restaurativa (Cemajur).
A programação terá início na quinta-feira, 09 de maio, as 14h, com foco na área criminal através de uma apresentação sobre técnicas de comunicação não verbal. No mesmo dia, será oferecida uma palestra com o tema “Justiça Juvenil Restaurativa” com Mariana Estrada Gárcia (MEX).
No segundo dia do evento, a programação terá início às 8h com a apresentação dos defensores públicos argentinos Ricardo Riva e Miguel Nuñes que tratarão sobre abordagens pacíficas e colaborativas de conflitos no âmbito escolar e comunitário. No turno da tarde, o foco será na mediação de família, especialmente nos conflitos pós-divórcio.
PROGRAMAÇÃO
09 DE MAIO DE 2019
14:00h – 15:40h Comunicação Não Verbal para mediadores, policiais e na instrução criminal.
Teresa Del Val
Advogada e Mediadora, mestre em PNL, Instrutora do tema microexpressões e Comportamento Não Verbal, Coach, Traineer em mediação, palestrante internacional, Subdelegada do CEMAJUR - Argentina, da Cidade Autônoma de Buenos Aires. Atualmente, é chefe de um escritório jurídico e de mediação. Consultora em mediação com especialização nas áreas familiar, penal e policial. Formadora em mediação em matéria penal e mediação policial da polícia na Argentina e na Europa. Palestrante em nível nacional e internacional. Instrutora certificada em PNL, formadora certificada em Micro expressões pelo Instituto Belga de Prática de Linguagem Corporal e Comportamento Não Verbal. Autora de diversos livros e artigos de Mediação em Matéria Penal, Mediação Penal Juvenil, Mediação Policial entre outros. Justiça Restaurativa Juvenil
Jean Dal Bianco
Jean Carlos Lima é CEO e fundador do IBRAMAC. PhD. em Direito, PhD em TEFL e pós-doutor em Direito. Subdelegado da CEMAJUR –PE. Vice-presidente da Global Mediators and Negotiators. Professor titular do Curso de Direito da UNIVERSO-Recife-PE. Escritor. Árbitro da American International Commercial of Arbitration Court- EUA. Professor da American Trinity University –EUA. Mediador com certificação avançada pela Global Mediators e IMI. Autor do livro “O Mediador de Conflitos”.
16:00h – 17:40h –Justiça Juvenil Restaurativa
Mariana Estrada García (México)
É titular da Unidade de Certificação e Mediação do Poder Judiciário do Distrito Federal do México. Sua atividade objetiva que pessoas menores de idade que tenham cometido uma infração à lei penal compreenda e assuma as consequências de seus atos, se responsabilizem, a partir de uma atitude reparadora para a vítima e para a comunidade, e operem mudanças positivas em suas vidas através de medidas socioeducativas com finalidade responsabilizadora, educativa e reparadora.
10 DE MAIO DE 2019
8:00h às 11:40h–Abordagem pacífica e colaborativa dos conflitos nos âmbitos escolar e comunitário Ricardo Riva
Defensor Público da Cidade de Neuquén desde 2011 e Mestre em Mediação pelo Institut Universitaire Kurt Bösch da Suíça com o tema "Direitos Humanos e Mediação“.Diretor de Gestão de Conflitos do Instituto Latino Americano de Ombudsman(ILO) e Vicepresidente de ADPRA (Associação de Defensores Públicos da República Argentina). Delegado da Argentina na Comunidade de Especialistas em Métodos alternativos e Justiça Restaurativa e gestor do Programa de Mediação Escolar na Defensoria Pública da Argentina.
Miguel Nuñes
Graduado em Educação e Pós-Graduado em Vitimologia. Mestre em Mediação pelo Institut Universitaire Kurt Bösch (Suíça). Mediador desde 2004, foi Chefe do Departamento de Mediação Penal Juvenil, Diretor da Direção de Resolução Alternativa de Conflitos e Diretor Geral de Mediação do Ministério do Governo e Justiça da Província de Neuquén. Desde 2011 é Diretor de “Educação em Contexto de Privação de Liberdade” na Defensoria Pública de Neuquén. É professor nessa área desde 1997.
14:00 às 17:40h – Mediação de Família: “Uma ponte entre os pais e os filhos do divórcio”
Karin Marques
Advogada, Subdelegada da Cemajur Internacional no Estado de Alagoas, vice-presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/AL, professora universitária, facilitadora de constelação familiar e mediadora certificada pelo CNJ e pelo ICFML.
Maria de Fátima Almeida
Analista Judiciário, Mediadora Judicial Sênior. Graduada em Direito. Pós-Graduada em Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil. Mestranda em Sistema de Resolução de Conflitos.