A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) recebeu resposta positiva por parte da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO) para cessão do sistema Solar. O ofício atendendo ao pedido da instituição foi recebido pelo Defensor Público-Geral do RN, Marcus Vinicius Soares Alves, que obteve a confirmação nesta segunda-feira (23) durante reunião do Condege realizada em Brasília.
A cessão do sistema será celebrada através de um Termo de Cooperação Técnica com vistas ao compartilhamento de conhecimentos e a transferência de tecnologias de informática. No mês de agosto, a DPE/RN havia enviado o subcoordenador de tecnologia da informação da instituição potiguar, Adriano de Medeiros, e o defensor público Rodolpho Penna para visita técnica e participação no “I Workshop do programa ‘Solução Avançada em Atendimento de Referência - SOLAR”, realizado na DPE/TO.
“Na ocasião, constatou-se que seria viável e de grande importância o uso dessa ferramenta virtual, o que refletirá na melhoria dos serviços prestados à população deste Estado do Rio Grande do Norte”, registrou o Defensor Público-Geral do RN, Marcus Vinicius Soares Alves, em seu pedido de cessão do sistema.
O Solar foi criado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da DPE/TO e cedido, gratuitamente, para as Defensorias Públicas no País. “Dar essa contribuição para as Defensorias de todos os estados, que integram essa cooperação do sistema Solar, é uma alegria para nós e uma experiência de trabalho enorme”, destacou o Defensor Público-Geral do TO, Fábio Monteiro dos Santos.