A atuação de defensoras e defensores no Tribunal do Júri foi tema de um minicurso promovido pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte. O evento, proposto pelo Núcleo Especializado do Tribunal do Júri (Nujur), aconteceu na sexta-feira (22), no Holiday Inn, em Natal, e contou com a presença de defensores, estagiários, residentes e servidores da instituição.
O “Minicurso Tribunal do Júri” foi ministrado pelo defensor público Marco Túlio Frutuoso Xavier, da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPE/MG), que possui larga experiência na atuação do Tribunal do Júri. O defensor apresentou aos presentes estratégias de atuação para defensores pensando nas particularidades da atuação da categoria.
“A ideia é a gente trazer para os defensores uma nova forma de abordar o tribunal do júri, seja na primeira ou segunda fase. Momentos como esse permitem que possamos trocar experiência para nos aprimorar, principalmente porque é diferente júri de advogado e de defensores. Uma troca entre pares é ainda melhor nesse sentido, por isso a gente trouxe as experiências de Minas Gerais”, registrou o defensor.
“Cursos sobre Tribunal do Júri normalmente abordam de maneira generalizada e nossa atuação quanto defensoria é muito diferente da advocacia. Ter essa oportunidade de conhecer estratégias de atuação que deram certo em outra defensoria é excelente, nos permite repensar nossa atuação e aprimorar a assistência”, registra a defensora pública Ana Lucia Raymundo, coordenadora do Núcleo Especializado do Tribunal do Júri da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte.