SUS Mediado


O programa “O SUS MEDIADO” foi lançado em 14 de fevereiro de 2012, tendo como parceiros a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, a Procuradoria Geral do Estado, a Secretaria de Saúde do Estado, a Defensoria Pública da União, a Procuradoria Geral do Município de Natal e a Secretaria de Saúde do Município de Natal.

A parceira tem por objetivo o estabelecimento de ampla cooperação entre os partícipes, o intercâmbio de ações e a difusão de informações, visando garantir maior efetividade às políticas públicas de saúde no Estado do Rio Grande do Norte: evitar demandas judiciais: e assegurar o acesso aos usuários hipossuficientes do SUS a medicamentos e procedimentos médicos de responsabilidade do Estado do Rio Grande do Norte e dos Municípios participantes, previstos perante o Sistema Único de Saúde – SUS.

As sessões de mediação para resolução administrativa das questões de saúde amparadas pelo programa ocorrem todas às terças-feiras, através de uma Câmara de Conciliação, composta por um farmacêutico, um médico, um Defensor Público Estadual, um representante da Procuradoria Geral do Estado e do Município e pele assistido, que se reúnem na Sede da Defensoria Pública do Estado com o escopo precípuo de solucionar a demanda extrajudicialmente, garantindo a esse a efetivação, no plano concreto, do direito à saúde.

Ainda, através do referido programa, assegura-se ao cidadão que não teve o seu caso solucionado no âmbito extrajudicial, a possibilidade de opor demanda judicial própria, através de Defensor Público Estadual ou Federal, para efetivação do seu direito.

Em 10 de setembro de 2012, o referido programa teve a sua atuação estendida, vindo a ser implementado na cidade de Mossoró, através do Núcleo Regional do Oeste em parceria com a Procuradoria Geral do Estado, a Secretaria de Saúde do Estado, a Defensoria Pública da União, a Procuradoria Geral do Município de Mossoró e a Secretaria de Saúde do Município de Mossoró, com atendimento todas as sextas-feiras, na sede daquela unidade institucional.

ATENDIMENTO EM NATAL

Local: Avenida Senador Salgado Filho, 2868-B, Lagoa Nova, Natal-RN. Cep: 59.075-000

Horário: Terças-feiras, das 8h às 11h30

 

ATENDIMENTO EM CAICÓ

Local: Avenida Coronel Martiniano, 1.013, Centro, Caicó-RN. Cep: 59.300-970

Horário: Quartas-feiras, das 8h às 14h

 

Autoras do Projeto:

Dra. Cláudia Carvalho Queiroz - defensora pública

Dra. Adriana Torquato - procuradora do Estado


Coordenadora em Natal: Dra. Brena Miranda Bezerra
 


Autores
  • Cláudia Carvalho Queiroz - defensora pública
  • Adriana Torquato - procuradora do Estado

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte não utiliza cookies durante as sessões de uso. O sistema da informação em questão encontra-se totalmente de acordo com a lei 13.709 que dispõe sobre a proteção de dados pessoais na internet. Para mais informações, acesse as nossas políticas de privacidade.